Menu Principal
English
©1998-2013 Maria Helena Rowell



 

The Freud Museum Vienna
The Sigmund Freud Museum London

Berggasse 19 - Vienna

Este é o endereço da Psicanálise - onde Freud trabalhou, morou com sua família durante quase 50 anos (1891-1938) e escreveu suas obras completas. Sua filha Anna Freud, também trabalhava aqui como psicanalista de crianças (1925-1938). A edificação, cuja construção data de 1881, foi doada por Anna e tornou-se o "The Sigmund Freud Museum Vienna", desde 1971.

Destacam-se, entre muitos pontos de interesse, vários pertences pessoais de Freud, a mobília original da sala de espera, uma parte representativa da sua coleção de antiguidades, um vídeo de 25 minutos que mostra momentos de sua vida em família (1930-1939).

O museu dispõe de vários ambientes: salas de exposição; sala de vídeo; loja com souvenirs; uma livraria psicanalítica, que é uma das maiores da Europa; um acervo de documentos sobre a história da psicanálise, etc.

Voltado à pesquisa científica, eventos internacionais e exibições especiais, o museu é mantido pela "The Sigmund Freud Society" e recebe apoio financeiro de uma associação privada, chamada "Association of the Friends of the Sigmund Freud Museum, Vienna".

Esse memorial oferece aos visitantes um painel biográfico do criador da psicanálise, inserido em seu contexto cultural e círculo pessoal.

20 Maresfield Gardens - London

Forçado a deixar a Áustria, que foi anexada ao Reich alemão (1938), Freud viveu no exílio com sua família neste endereço. Anna Freud continuou seu trabalho como psicanalista de crianças e morou nessa casa durante 40 anos, até sua morte em 1982.

De acordo com seu desejo, a casa tornou-se um museu, em homenagem à memória de seu pai, sendo também um centro cultural e de pesquisa. Muito bem preservados, encontram-se a biblioteca e o escritório de Freud, seu divã psicanalítico e sua coleção de antiguidades composta de 2000 ítens, além de uma livraria com títulos sobre psicanálise e a vida de seu criador.




Freud Ano 2006 comemora o aniversário de 150 anos desde o nascimento de Freud (1856-1939), fundador da psicanálise e cientista internacionalmente renomado do século XX. O Presidente austríaco, Dr. Heinz Fischer, é o patrono desse evento. A Fundação Sigmund Freud celebrará essa comemoração, através de diversas atividades bem como projetos internacionais nos campos da Cultura, Arte, Música e Ciência.

Berggasse 19 é seguramente um dos endereços mais famosos do mundo, onde Sigmund Freud trabalhou e viveu com sua família de 1891 a 1938. Essa morada típica do final do século XIX abriga o “Museu Sigmund Freud”, reconhecido no mundo todo como um local histórico singular.

Desde sua inauguração em 1971, esse museu particular, internacionalmente aclamado, já recebeu aproximadamente um milhão e duzentos mil visitantes até a presente data. Apesar de sua localização um tanto remota, atrai anualmente mais de 65.000 pessoas, testemunho convincente do persistente interesse internacional do grande público por Sigmund Freud, sua vida e seu trabalho.

O número de visitantes passou de 8.171 (1971) para o total impressionante de 66.000 (2005). Portanto, em 2005 havia 270 visitantes por metro quadrado (!) nos 245 m2 de espaço devotado à exibição permanente. Para tanto, além da administração intensiva e da grande organização requerida, esse número excepcional de visitantes ocasiona também um grande desgaste nos pisos das salas do museu.

O conceito de exibição permanente data de 1896 e precisa ser urgentemente revisado e reorganizado, a fim de satisfazer a demanda proveniente de um conceito de museu mais contemporâneo. Igualmente urgente, se faz a expansão do museu através da integração de outras salas históricas que atualmente abrigam, em áreas superlotadas, a biblioteca, o arquivo e o departamento acadêmico.

Apesar de arcar com mais de 50% dos investimentos necessários, a Fundação Sigmund Freud ainda necessita de fundos adicionais para essa renovação. Graças ao apoio da Cidade de Viena, da República da Áustria e do patrocínio privado, foi possível converter essa área, outrora de uso particular, num evento público multifuncional em 1996.



Home Biografia Bibliografia Obras Psicanálise Citações Perguntas Glossário Fotos Vídeos
Legado Familia Entrevista Links Anna Freud Livrarias E-Mail Livro Visitas Mapa Site eu, psi